quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Novas atribuições para crédito e cobrança

A boa avaliação do risco de crédito contribui para a criação de novos negócios e a potencialização dos já existentes.
Cada vez mais, a atuação do crédito e cobrança ultrapassa as atividades básicas de avaliação do risco de crédito ou de recuperação de ativos. Contribui também na criação de novos negócios ou potencialização dos já existentes. Isso vai ao encontro do conceito moderno de que todos os departamentos de uma empresa devem participar do desenvolvimento e da maximização da lucratividade do negócio.
Essa mudança se tornou possível porque hoje o acesso às informações para análise de crédito é mais ágil. Anteriormente, para se verificar o comportamento de um cliente na praça, por exemplo, perdia-se muito tempo nos contatos telefônicos ou enviando fax solicitando referências. Com os novos serviços de informações, baseados no compartilhamento de dados, tem-se rapidez e segurança. A informação é disponibilizada imediatamente e não pairam dúvidas quanto à idoneidade de quem a fornece.
O resultado de tudo isso é um tempo menor de análise de crédito. Nestas condições, o papel do analista se transforma e surge a oportunidade deste profissional desenvolver novos trabalhos, focando seus esforços também na ampliação dos negócios. Claro que esse desenvolvimento tecnológico provocou também a redução das equipes de crédito e cobrança. Por isso, é natural que haja resistência a essas mudanças. Mas, na verdade, é preciso enxergá-las como uma oportunidade de superação profissional e pessoal.
“É preciso manter a equipe sempre afinada com os avanços e as inovações”
Estar aberto a novas idéias, desprender-se dos velhos paradigmas, este é o pressuposto para que as novas atribuições sejam assumidas por crédito e cobrança. Na outra ponta, a área comercial não deve encarar esse novo papel de uma área originalmente financeira como uma interferência no seu trabalho. As informações a que tem acesso o setor de crédito podem contribuir efetivamente para o crescimento do negócio. Portanto, o melhor caminho é estreitar o relacionamento dessas duas importantes frentes na empresa.
Sejam ferramentas para prospecção, potencialização das vendas, higienização de cadastros ou gerenciamento de carteiras, elas em si não são suficientes. Para que novas informações e recursos sejam utilizados em sua plenitude, é imprescindível que haja constante treinamento e qualificação do pessoal de crédito e cobrança. E uma ótima forma de atualizar-se é aproveitar as oportunidades de treinamento em novos produtos oferecidas pelas instituições de informações de crédito, que, além do mais, não acarretam custos, pois na maioria das vezes são gratuitos.
A cada dia são oferecidos novos e melhores recursos para crédito e cobrança. São serviços que surgem pela necessidade dos negócios e pela constante evolução do mercado. Também é extraordinário o aperfeiçoamento de serviços já existentes, cada vez mais precisos e, muitas vezes, personalizados a cada ramo específico de atividade. Acompanhar esses progressos é fundamental para que se possa experimentar todos os seus benefícios na prática, verificando os bons reflexos nos negócios. Para isso, é necessário manter a equipe de crédito e cobrança afinada com as novas tecnologias e serviços.

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