quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Aprenda a transformar sua microempresa em ótimo negócio

Dê à sua empresa o que ela mais precisa: um plano. Segundo o consultor de micros e pequenas empresas, Sergio J. Cides, o dinheiro é curto, e o tempo é precioso, portanto, nada de deixar as coisas ao acaso nos negócios. Em "Como transformar sua ideia em dinheiro - aprenda a planejar e tenha sucesso com sua própria empresa" (Digerati Books), o autor organizou informações práticas e didáticas adquiridas em anos de experiência no trabalho com empresários brasileiros.
Responsáveis por mais de 60% dos empregos diretos, micros e pequenos empresários não têm à disposição suficiente literatura especializada para aprimorar a gestão dos negócios e nem muita ajuda externa. De acordo com o autor, órgãos oficiais que deveriam apoiar estas empresas são "burocratizados, lentos nas decisões e ineficientes no atendimento das necessidades" dos clientes. Nos capítulos, ele sugere, então, técnicas que, se realmente aplicadas, podem fazer a diferença.
A ideia de um planejamento pode não ter seduzido ainda alguns empresários, mas o autor lembra que isso acontece com cada ato banal do dia, como vestir-se para ir trabalhar ou pegar o carro e ir ao escritório. "Tudo o que você faz, desde a hora em que acorda até a hora de dormir, tudo, repito, é feito depois de terem sido analisadas várias hipóteses", diz ele. Por exemplo, ao sair de casa para ir pela primeira vez ao trabalho, você escolhe o caminho que te dá mais vantagens a partir de análise das alternativas.
Sem saber, você planeja o tempo todo, todos os dias. "Antes de virem a ser feitas de maneira mecânica, houve a necessidade de pensar em qual seria a melhor maneira de fazer cada coisa", explica Sergio J. Cides. Também funciona assim com empresas. Saber o que é, qual é a importância e o que é necessário para planejar já é bom começo. Como para uma receita que precisa de ingredientes para funcionar, um bom plano também precisa de conhecimento da situação, objetivos, estratégias, prazos e recursos.
Exemplos de vários tipos de planejamentos - estratégico, de caixa, de vendas, de marketing, de um novo produto ou serviços - servem de guia para micros e pequenos empresários. De posse destas ferramentas, pequenos e micros vão estar firmes com as rédeas dos negócios nas mãos. Para crescer e se desenvolver com segurança, só com planejamento, diz ele. Afinal, acrescenta, "empresas não gostam de surpresas".

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